Educação
O Projeto Biosfera se propõe a utilizar os desafios urbanos como base para o aprendizado, hospedando em suas áreas alvo a BioSchool, um centro de inovação com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de soluções urbano-regenerativas.
Acreditamos que o futuro da humanidade depende da capacidade de convivermos de forma harmoniosa com o meio ambiente, desenvolvendo novas tecnologias centradas na vida, não apenas humana, mas de todos os seres vivos e do ecossistema do planeta.
Assim, a BioSchool buscará aproximar as pessoas e as instituições das áreas do Living Lab Biosfera, fazendo-as conviverem juntas ao mesmo tempo que estudam, ensinam ou trabalham, tendo sempre como foco o combate aos grandes problemas da sociedade atual, como o individualismo, o consumismo exagerado, a falta de respeito entre os indivíduos, exercitando o senso de coletivo e a busca pelo modelo de pensar regenerativo.
Alguns de nossos modelos de pensamento e que serão alvo de estudo e pesquisa:
Biomimética
Aprendendo com os 3.8 bilhões de anos de experiência da natureza.
Reconhecer a sabedoria acumulada por bilhões de anos pela natureza e reconectar-se a ela é o ponto de partida da biomimética, ciência que vem despertando interesse por reproduzir as estratégias do meio natural e solucionar, assim, impasses da nossa época.
A biomimética traz duas novidades: a conscientização da natureza como fonte de inspiração e a sistematização da pesquisa por meio de uma metodologia não linear, repleta de ferramentas, denominada Biomimicry DesignLens.
Donut Economics
Aprendendo com os 3.8 bilhões de anos de experiência da natureza.
A Donut Economics propõe uma mentalidade econômica adequada ao contexto e aos desafios do século 21.
Não é um conjunto de políticas e instituições, mas sim uma forma de pensar que dá origem à dinâmica regenerativa e distributiva que este século exige. Com base em percepções de diversas escolas de pensamento econômico - incluindo economia ecológica, feminista, institucional, comportamental e da complexidade
O conceito baseado no diagrama que lembra um Donut consiste em dois anéis concêntricos: uma base social, para garantir que ninguém fique aquém dos fundamentos da vida, e um teto ecológico, para garantir que a humanidade não ultrapasse coletivamente os limites planetários que protegem os sistemas de suporte de vida da Terra. Entre esses dois conjuntos de limites está um espaço em forma de donut que é ecologicamente seguro e socialmente justo: um espaço no qual a humanidade pode prosperar.